Seja bem-vindo(a) em nosso site oficial Timóteo (MG), 22 de maio de 2025

História da Paróquia

Ereção Canônica: 24 de dezembro de 2024
Instalação Canônica: 04 de fevereiro de 2025

A nova Paróquia São Francisco de Assis foi desmembrada da Paróquia São José, em Timóteo. Apesar da distância, o Setor Sete — que hoje corresponde ao território da nova paróquia — sempre manteve um forte vínculo com a Paróquia São José. Nota-se também a forte participação dos leigos e leigas desse setor, que sempre buscaram manter viva a Igreja e a religiosidade do povo. Até há pouco tempo, essas comunidades eram apenas núcleos periféricos.

Com o surgimento de novos bairros e a expansão do Distrito Industrial, houve um aumento populacional, o crescimento do comércio e a chegada de outras denominações cristãs. Atualmente, essa região pastoral da paróquia apresenta grande potencial de crescimento devido à sua extensão territorial, que favorece políticas habitacionais e econômicas.

Diante da ampla extensão territorial da Paróquia São José e da necessidade de um melhor acompanhamento pastoral e assistencial às comunidades do Setor Sete (São Francisco de Assis), tornou-se essencial a criação de uma nova paróquia.

Os cristãos leigos e leigas que atuam nas diversas atividades eclesiais desse Setor já haviam vivenciado experiências de evangelização e missão com certa autonomia econômica e administrativa, mesmo que de maneira informal. Durante anos, criou-se a expectativa — por vezes frustrada — da ereção de uma nova paróquia.

O desejo de criação da nova paróquia remonta a 2011. Desde então, os fiéis leigos e leigas têm vivenciado intensamente diversas experiências pastorais, como o Dízimo, a Animação Bíblico-Catequética, a Liturgia, os Grupos Juvenis, os Ministérios da Palavra e da Eucaristia, os Conselhos Comunitários e os Grupos de Reflexão. Além disso, atuam nos movimentos eclesiais, como a Sociedade de São Vicente de Paulo, a Renovação Carismática Católica, o Terço dos Homens e das Mulheres, o Terço da Misericórdia, o grupo Mães que Oram pelos Filhos, o Grupo de Casais, o Apostolado da Oração e as Oficinas de Oração e Vida, entre outros.

No dia 4 de fevereiro de 2025, em solene celebração eucarística, Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano, instalou oficialmente a nova paróquia, tendo São Francisco de Assis como padroeiro. Na mesma ocasião, conferiu posse canônica ao primeiro pároco, Pe. Elinei Eustáquio Gomes. A Paróquia São Francisco de Assis foi criada por meio do Decreto de Ereção Canônica do bispo diocesano, publicado em 31 de dezembro de 2024. Essa é a segunda paróquia desmembrada da Paróquia São José, em Acesita, Timóteo. A primeira foi a Paróquia São João Batista, no bairro Cachoeira do Vale, também no mesmo município.

A Paróquia São Francisco de Assis abrange um território com aproximadamente 22.500 habitantes (segundo o Plano Diretor Municipal revisado em 2019), sendo 40% católicos, 40% evangélicos e 20% pertencentes a outras denominações ou sem filiação religiosa.

A paróquia compreende os seguintes bairros: Santa Maria/Eldorado (iniciando-se na Rua Cento e Vinte e Oito), Alegre, Santa Terezinha, Jardim Vitória, Limoeiro, Recanto Verde, Alphaville, Macuco, Licuri e Celeste. Seu território faz limite com as cidades de Coronel Fabriciano e Marliéria.

As comunidades eclesiais que fazem parte da Paróquia São Francisco de Assis são:

  • Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
  • Comunidade São Francisco de Assis
  • Comunidade Santa Terezinha
  • Jardim Vitória (ainda não formalmente constituída como comunidade)
  • Comunidade São Sebastião
  • Comunidade Cristo Rei
  • Comunidade Sagrada Família
  • Comunidade Santo Antônio
  • Licuri (possui uma pequena capela desativada; os fiéis participam das atividades na Comunidade Nossa Senhora da Piedade, no Celeste)
  • Comunidade Nossa Senhora da Piedade

Fonte: Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano